Quem sou eu

Minha foto
Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão, especialização em Fisiologia do Exercício para Erupos especiais, e em Musculação e Personal Trainer pelo Instituto Aleixo. Com alguns anos de experiência em academias de ginástica sigo trabalhando como Personal Trainer e amando cada vez mais a minha profissão e meus alunos. Desenvolver um trabalho sério, porém alegre é a minha maior preocupação.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

TPM: é tempo para malhar



A TPM (tensão pré-menstrual) é um fantasma na vida de muitas mulheres. Algumas sofrem mais, outras menos, mas a maioria se sente bastante desconfortável nesse período do mês. Os principais sintomas são o inchaço devido à retenção de líquido, dor de cabeça, irritação, dor nas mamas, alteração no ritmo intestinal, sensibilidade à flor da pele (choram por qualquer coisa) e cólicas. A boa notícia é que a atividade física alivia, e às vezes até elimina, a TPM.

 
Esses sintomas são causados pelas alterações hormonais que a mulher sofre no período menstrual. Hoje em dia, muitas mulheres sofrem de TPM por causa do estresse do mundo em que vivemos. Algumas recorrem aos remédios por achar mais prático, mas o melhor mesmo é a mudança dos hábitos de vida, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável .A recomendação, pra começar, é de pelo menos duas ou três vezes por semana.

 
Mas, se por um lado se exercitar ajuda a combater a TPM, por outro, pode ser difícil encarar os treinos nesses dias por causa do desconforto. Nessa época do mês a mulher fica mais pesada e, principalmente as atletas de ponta, sentem seu rendimento cair um pouco.

 
Nesse período também é importante a mulher se hidratar bem. Apesar da hidratação ser recomendada sempre, nesses dias a mulher perde muito sangue (cerca de 450ml por dia) e a perda dos glóbulos vermelhos está diretamente ligado ao desempenho, afinal eles são os responsáveis por transportar as moléculas de oxigênio.

 
Para as mulheres que se sentem incomodadas em treinar menstruadas, a dica é usar dois absorventes (um interno e um externo) e um short mais justo para manter o absorvente no lugar durante os treinos. No começo, pode ser difícil sair de casa para treinar com cólica, dor de cabeça ou qualquer outro sintoma.

 
Porém, aos poucos, com a melhora, o difícil vai ser querer ficar em casa. Portanto, a partir de agora, quando você ouvir a palavra TPM interprete-a como: tempo para malhar, e corra!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário